Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Você já viu um vírus ??

      Não? Pois é, nem eu, mas a partir de agora, poderemos vê-los com o novo microscópio desenvolvido pelo pessoal da Universidade de Manchester, no Reino Unido. O microscópio desenvolvido a partir da combinação de um microscópio óptico com uma microesfera transparente - batizado de nanoscópio de microesfera- tornam possível enxergar objetos muito menores dos que os que estamos acostumados a observar.
     
     O novo microscópio consegue focar objetos várias vezes menores do que o limite atual, alcançando um recorde de visualização ao focar diretamente uma estrutura medindo 50 nanômetros (5 x 10-8 metro) sob luz normal.
     Isto significa que, pela primeira vez, o homem conseguirá enxergar dentro das células e examinar a ação direta dos vírus, eventualmente desvendando seus mecanismos de ação




Nanoscópio: O Dr. Wei Guo observa células vivas diretamente usando o microscópio óptico de mais poderoso já construído. [Imagem: University of Mancheste]
     "Este é um recorde mundial em termos da resolução alcançada por um microscópio óptico por meio de imageamento direto sob uma fonte de luz que cobre toda a gama do espectro óptico," afirmou o Dr. Lin Li, que criou o novo microscópio em conjunto com seus colegas de Cingapura.
     "Ver diretamente dentro de uma célula sem usar contrastes e ver vírus em ação diretamente pode revolucionar a forma como as células são estudadas e nos permitirá examinar de perto os vírus pela primeira vez," completou.


Via



Nenhum comentário:

Postar um comentário