Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Tratamento genético pode trazer possível cura para AIDS

          Um pioneiro tratamento para HIV, baseado na alteração genética de células do sangue e impedindo assim a invação do vírus, trouxe promessas e expectativas nas primeiras pessoas que o receberam.
          O tratamento envolve a retirada de células brancas do sangue mais propensas a infecção pelo HIV, chamadas células CD4+ de alguém que tenha HIV. Essas células são então alteradas no laboratório, onde é feita a sabotagem do gene CCR5, e então são retornadas ao paciente. Como o CCR5 funciona como uma "maçaneta", permitindo a entrada do HIV, as células tratadas tornaram-se impossíveis do virus infectar. "Esse é o primeiro exemplo de edição genética para introduzir um gene resistente a uma doença em pacientes", diz o pesquisador Carl June da University of Pennsylvania School of Medicine.
            Resultados preliminares apresentados essa semana na conferência de virus em Boston, revelou que um ano depois do tratamento as células alteradas haviam aumentado em número. Em alguns pacientes, as células havim colonizado areas do intestino e mucosas do reto, onde o HIV se multiplica e onde as células CD4+ naturalmente são esgotados.


Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário