Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Mais fortes que aço, moldáveis como plástico....

       Parece algo impossível? Não para pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Em busca de uma substância que pudesse ser moldada em formas complexas com a mesma facilidade e baixo custo do plástico, mas com a mesma resistência e durabilidade do metal, Jan Schroers e seus colegas voltaram sua atenção para os chamados vidros metálicos.
        Os vidros metálicos são ligas metálicas amorfas, com uma estrutura atômica desordenada, ao contrário da estrutura cristalina ordenada dos metais.
        Os pesquisadores criaram um vidro metálico que pode ser moldado por sopro como o plástico - algo que não pode ser feito com os metais -, em formatos complexos, mas com a resistência e a durabilidade característica dos metais.
       A moldagem é feita sob baixas temperaturas e baixas pressões, em um processo no qual o vidro metálico amolece drasticamente e flui tão facilmente como o plástico, mas sem cristalizar, como o metal comum.
        A equipe demonstrou a capacidade do novo material criando uma série de formatos complexos, incluindo garrafas metálicas sem soldas, caixas de relógios, ressonadores miniaturizados para MEMS, giroscópios e implantes biomédicos.



Os pesquisadores construíram várias peças em pequena escala para demonstrar o potencial da técnica para a miniaturização. [Imagem: Schroes et al./Materials Today]

          Todas as peças foram moldadas em menos de um minuto e são duas vezes mais fortes do se fossem feitas de aço.
         Segundo o pesquisador, o custo do material é similar ao do aço, mas o processamento é tão barato quanto o do plástico.
         Os vidros metálicos são compostos por ligas de diferentes metais, incluindo zircônio, titânio, níquel e cobre.


Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário