Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cerveja com propriedades antibióticas


         Em 2005, o antropólogo George Armelagos, juntamente com a Emory University, anunciou que os antigos Africanos Núbios fabricaram uma cerveja que agia como antibiótico. Na época, a notícia era intrigante, pois indicava que os humanos descobriram os antibióticos quase 2.000 anos dos que se pensava.
          Olhando para os ossos Núbios datados de 350 d.C ,  Armelagos encontrou vestígios de tetraciclina - antibiótico utilizado no tratamento das infecções bacterianas. Pesquisas mais a fundo sugeriram a Armelagos que o povo obtinha a substância por meio de um "mingau" alcoólico semelhante a cerveja.
          O problema era determinar se os Núbios fabricavam a cerveja deliberadamente por causa das suas propriedades benéficas, ou se ela foi acidentalmente contaminada com a bactéria. Se fosse esse o caso, só alguns lotes apresentariam as bactérias  e também significaria que os núbios desconheciam as propriedades medicinais da cerveja. Evidências recentes dos mesmos ossos ,entretanto, podem indicar agora que os Núbios sabiam exatamente o que estavam fazendo.
           O pesquisador Mark Nelson, um químico medicinal com Paratek Pharmaceuticals, Inc., ofereceu sua ajuda para Armelagos. Nelson tinha o equipamento e perícia para determinar exatamente quanto de tetraciclina havia nos ossos  e poderia assim determinar quanto eles haviam consumido. Os resultados foram surpreendentes:

        "Os ossos desse povo antigo estavam saturados com tetraciclina. mostrando que ela havia sido tomada durante muito tempo", diz ele."Estou convencido que eles tinham ciência da fermentação sob controle e estavam propositalmente fabricando a droga".

         Embora o vizinho da Núbia, Egito, tenha deixado muitos registros escritos, a Núbia não tinha linguagem escrita. Por isso, só podemos supor com base nas provas que temos. É interessante notar, no entanto, que os egipcios também fabricavam cerveja que era usada para curar doenças.

Via

            Fonte de cromo, vitamina B12, usada para curar doenças.... Cerveja faz mal pra que mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário