Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Casca de banana vs. metais pesados

          A natureza sempre nos mostra que tem as respostas para os nossos problemas, enquanto agradecemos apenas com poluiçao e destruiçao...O resultado, vemos no Japao ou, pra quem nao quiser ir muito longe para conferir, aqui mesmo no Brasil, com essas chuvas que devastaram a regiao Serrana e agora as enchentes no Mato Grosso, mas, nao quero falar de destruiçao, mas de soluçao.
          As cascas de bananas são usadas em receitas culinárias, para polir pratarias, limpar sapatos e outros objetos de couro e até para limpar as folhas das plantas no jardim.
        Agora, um grupo de pesquisadores da UNESP, em Botucatu, adicionou mais uma utilidade para elas: a purificação de água contaminada com metais potencialmente tóxicos, normalmente tratada com substancias que alem de caras, tambem sao toxicas.
       Trabalhos anteriores já demonstraram que alguns resíduos de origem vegetal, como fibras de coco e cascas de amendoim, são capazes de remover esses metais pesados da água.
       Foi isto o que inspirou Renata Castro a efetuar experimentos com cascas de banana picada, com vistas a verificar se o material também pode atuar como purificador de água.
      Os experimentos realizados por Renata revelaram que a casca de banana picada consegue remover rapidamente o chumbo e o cobre diretamente a partir da água de um rio.
     A eficiência verificada foi equivalente ou melhor do que uma série de outros materiais já testados para o mesmo fim.
    Um aparelho de purificação de água à base de casca de banana pode ser usado até 11 vezes sem perder suas propriedades de captura dos metais.
   A equipe brasileira acrescenta que as cascas da banana são muito atraentes como purificadores de água devido ao seu baixo custo e porque elas não precisam de qualquer modificação química para funcionarem na captura dos metais pesados.


   Via                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário